Plano diário
*8:00 - 8:30 | Chegada e Acolhimento*
- Recepção dos alunos.
- Atividades de rotina, como armazenar pertences e marcar presença.
- Conversa inicial para ambientação, tanto em português quanto em inglês.
*8:30 - 9:00 | Rotina da Manhã*
- Circle time: canções, cumprimentos e discussões sobre o dia da semana, clima, etc., em inglês.
- Apresentação do cronograma do dia.
*9:00 - 10:00 | Atividades Acadêmicas*
- *Língua Portuguesa*: Leitura compartilhada de uma história, seguida de atividades de compreensão.
- *Inglês*: Aprendizagem de novo vocabulário e expressões através de jogos e músicas.
*10:00 - 10:15 | Lanche*
- Tempo para socialização e prática de habilidades sociais.
- Discussões informais em ambos os idiomas.
*10:15 - 11:15 | Atividades Temáticas*
- *Ciências/Social Studies*: Aulas práticas e experimentos simples, integrando inglês e português.
- *Artes*: Projeto artístico baseado no tema do mês, com instruções bilíngues.
*11:15 - 12:00 | Atividade Física/Recreio*
- Jogos e atividades ao ar livre ou em ginásio.
- Incentivo ao uso do inglês durante a brincadeira.
*12:00 - 13:00 | Almoço*
- Supervisão do almoço.
- Encorajamento para conversas em inglês.
*13:00 - 13:30 | Tempo de Leitura*
- Leitura silenciosa ou em pequenos grupos.
- Alternância de livros em português e inglês.
*13:30 - 14:30 | Atividades Acadêmicas*
- *Matemática*: Exercícios práticos e jogos educativos, introduzindo terminologia matemática em inglês.
- *Estudos Sociais/História*: Discussões sobre temas culturais e históricos nos dois idiomas.
*14:30 - 15:00 | Música e Expressão Corporal*
- Aula de música com canções em português e inglês.
- Dança e exercícios de expressão corporal.
*15:00 - 15:15 | Lanche*
- Segunda pausa para o lanche e socialização.
*15:15 - 16:00 | Projetos de Aprendizagem*
- Atividades em grupo ou individuais, como projetos de arte, ciências, ou apresentações.
- Uso de ambas as línguas para instruções e apresentações.
*16:00 - 16:30 | Encerramento do Dia*
- Revisão do que foi aprendido durante o dia.
- Histórias ou vídeos curtos em inglês.
- Preparação para a saída: revisão de tarefas de casa e organização dos materiais.
*16:30 | Saída*
- Despedida e supervisão durante a saída dos alunos.
### Considerações Gerais:
1. *Individualização*: Adaptação das atividades de acordo com as necessidades individuais dos alunos.
2. *Ambiente Bilíngue*: Criação de um ambiente que promova o uso natural das duas línguas através de uma variedade de atividades interativas.
3. *Inclusão*: Garantia de que todos os alunos participem activamente, com suporte adicional conforme necessário.
4. *Comunicação com Pais/Responsáveis*: Manter uma comunicação contínua com os pais para compartilhar o progresso e sugestões de atividades complementares em casa.
Este plano oferece uma estrutura equilibrada, combinando atividades educativas, recreativas e sociais, e promovendo o desenvolvimento de habilidades bilíngues de forma natural e inclusiva. Cumprindo assim com os nossos objectivos '' crieate unique brains''.
.2024/2025